February 1, 2011

A Turbulência através de imagens

O fenômeno da turbulência certamente gera algumas das mais belas imagens que a física pode fornecer  ao homem. Não permite compreender todas as perspectivas do problema, claro, mas isso não torna a tarefa menos agradável aos olhos.

Gosto de iniciar a uma apresentação visual mostrando as observações de Leonardo Da Vinci.
Trata-se da primeira visualização registrada do fenômeno da turbulência. Esse desenho abaixo retrata o enchimento de uma piscina por um jato de água produzido por uma seção quadrada.

Como disse antes, a turbulência é caótica, mas é possível perceber que ela possui estruturas coerentes. Veja :

e também em:
A turbulência inicia-se pela desestabilização do escoamento laminar. Note que a esquerda o escoamento está bem organizado enquanto a direita é completamente caótico.


Algumas imagens que são apresentadas nesse texto foram obtidas no site da efluids.com e disponibilizadas aqui apenas com fins educativos (de acordo com a autorização do próprio site). O mesmo site também disponibiliza uma série de vídeos envolvendo turbulência, além de outras observações fenomenológicas. Para quem tiver o interesse e tiver paciência de ver cada filme, certamente observará algumas imagens fascinantes.


2 comments:

  1. Bom dia! A primeira imagem certamente é histórica, já que foi produzida por Leonardo da Vinci que, como cientista, já conseguia visualizar os efeitos turbulentos e reproduzi-los em desenhos. Parabéns pelo site.

    ReplyDelete
  2. Evandro, certamente e obrigado pelos elogios.

    Que me desculpar pela demora na publicação de seu comentário. Algo sem explicação aconteceu e nós não recebemos a notificação de que havia um comentário pendente por e-mail.

    ReplyDelete