June 20, 2011

OpenFOAM 2.0

No último dia 16 de junho foi lançada a versão 2.0 do OpenFOAM.

Todos os escritores do Notas em CFD atualmente utilizam a versão extended. Portanto estamos todos muito longe da versão 2.0, já que a 1.7-extended não saiu e, para dizer a verdade, agora, nem sei se vai sair (ou se vamos direto para o 2.0). Por outro lado, a Livia, devido a modificações feitas nessa nova versão, passará a utilizar a versão 2.0. Sendo assim, ela fará as honras da casa em um futuro próximo.

Eu continuarei na versão extended. Mantendo a 2.0 no computador a título de curiosidade científica.


O código fonte e binários dessa versão já estão disponíveis para download. Recomendo a quem quiser compilar o programa do código fonte usar o repositório git, uma vez que as pequenas correções, quando acrescentadas, são acrescentadas nesse repositório até que seja feita um pacote 2.0.1 (o terceiro número representa uma versão de correções e atualmente estaríamos na versão 2.0.0 !). Você encontra algumas informações legais sobre como instalar o OpenFOAM 2.0.x, a partir do repositório git oficial da OpenCFD, no blog do Alberto Passalacqua.

Boa sorte e não deixem de dar notícias e opiniões sobre a nova versão, aqui mesmo, nos comentários.

3 comments:

  1. Olá, sou novato no linux, estou tentando seguir as instruções do site do OpenFOAM para sua instalação e não consigo sucesso... como posso atualizar o repositório para poder instalar o openFOAM?

    ReplyDelete
  2. Meu caro,
    sua dúvida requer uma explicação muito longa, melhor me parece lhe indicar o livro "Introdução ao GNU/Linux" para que lhe esclareça o funcionamento do sistema antes de entrar no campo de ação do OpenFOAM em si.

    A bem da verdade, o livro em questão foi escrito por mim e é grátis. Então, ler e baixá-lo daqui: http://notasemcfd.blogspot.com/2009/05/introducao-ao-gnulinux.html

    Embora o livro seja de 2009 e a interface do Ubuntu atual esteja bem diferente, no geral, os conceitos são os mesmos.

    Um abraço;

    ReplyDelete
  3. Olá Sergio,

    se você utiliza o Ubuntu, a atualização do repositório pode ser feita através de um terminal com os comandos listados no item 1 do procedimento de instalação da OpenCFD: http://www.openfoam.com/download/ubuntu.php

    Lembre-se de substituir VERS=maverick apenas no primeiro comando listado.

    A referência indicada pelo Mitre é muito boa para você aprender a lidar melhor com o terminal.

    sds,
    Livia Jatobá

    ReplyDelete