October 3, 2011

Anúncio: NUMAP-FOAM no Brasil

Numerical Modelling of Coupled Problems in Applied Physics
with OpenFOAM® (NUMAP-FOAM-Br)


Escola de Verão 2012 na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Química e Programa de Engenharia da COPPE
Rio de Janeiro, RJ; 1 a 15 de Fevereiro de 2012



Em uma parceria, a Escola de Química e o Programa de Engenharia Química da COPPE anunciam a primeira edição da Escola de Verão Brasileira em Problemas Numéricos Aplicados usando OpenFOAM® (NUMAP-FOAM-Br) para alunos de Pós-Graduação e jovens pesquisadores a acontecer no Rio de Janeiro, Brasil. Este evento é baseado na Summer School (NUMAP-FOAM) que ocorre anualmente em Zagreb, Croácia, e organizado pelo Prof. Hrvoje Jasak, desenvolvedor do OpenFOAM®. Em sua versão latina, o NUMAP-FOAM-Br está sendo organizado pelos integrantes do Laboratório de Termofluidodinâmica da COPPE/UFRJ e supervisionado pelos Profs. Luiz Fernando Silva (EQ/UFRJ) e Paulo Lage (PEQ/COPPE/UFRJ).


Descrição do evento
A Escola de Verão tem o intuito de fornecer orientação e treinamento no uso e programação em OpenFOAM® para um pequeno grupo de estudantes e pesquisadores envolvidos em trabalhos de pesquisa. A ideia da Escola de Verão é expandir os conhecimentos em modelagem de problemas avançados, métodos numéricos e programação, usando o OpenFOAM® como ferramenta de trabalho. A aplicação do OpenFOAM® aos projetos de pesquisa terá orientação direta e trabalho prático no código.
Aulas e palestras em tópicos selecionados, como métodos numéricos, programação e modelagem, serão apresentadas de acordo com a necessidade dos alunos. Note que, para garantir a qualidade do trabalho e da supervisão, o número de vagas será limitado.

Local e data

A Escola de Verão ocorrerá em 11 dias de trabalho sob supervisão dos Profs. Luiz Fernando Silva e Paulo Lage e com auxílio de especialistas locais em OpenFOAM®, incluindo os alunos de doutorado Jovani Favero e Livia Jatobá, entre outros. Tutoriais, palestras e trabalhos em grupo vão acontecer de 1 a 15 de Fevereiro de 2012 na sala de aula do Laboratório de Termofluidodinâmica do Programa de Engenharia da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Ilha do Fundão.


Como participar: NUMAP-FOAM-Br 2012
Para participar, pedimos que escrevam em uma página a descrição do projeto que querem trabalhar durante o NUMAP-FOAM-Br, com os problemas atuais e os objetivos a serem atingidos na Escola de Verão. A participação é aberta a qualquer aluno de pós-graduação e graduação inscritos em universidades assim como pesquisadores pós-doc. Este evento não está restrito a universidades brasileiras, mas encoraja que alunos de universidades fora do Brasil também participem. Neste caso, a comunicação será em inglês.

Note que este NÃO é um curso introdutório de OpenFOAM®. Conhecimento prévio do projeto e do software são pré-requisitos para participação no evento.


O prazo para submissão dos projetos é 15 de Novembro de 2011. Os candidatos selecionados serão informados até o dia 20 de Novembro de 2011.

Acomodação e custos
Participantes da Escola de Verão devem se planejar para cobrir suas despesas de viagem e acomodação. O ideal é que os participantes tragam laptops para desenvolvimento de seus projetos. Será cobrada uma taxa de registro (após seleção do projeto) no valor de R$ 150,00 por participante. Este evento não é financiado por nenhuma empresa ou agência pública de fomento.

Contato
Para maiores detalhes e submissão da proposta de projetos, entre em contato pelo e-mail numapbr@notasemcfd.com. Você também pode tirar dúvidas pelos comentários deste blog.

2 comments:

  1. Olá,

    Como deve ser submetido um projeto para concorrer à uma vaga na escola de verão 2012, há algum modelo de texto? Ou o formato é aberto? Existe algum padrão a ser seguido?

    Grato.

    ReplyDelete
  2. Caro Paulo Victor,

    O formato para submissão do projeto é aberto. Não tem problema. O usual é que se envie no formato de um resumo de uma página (com filiação e nome do seu orientador) para que a comissão de seleção possa avaliar seus objetivos no NUMAP-br, considerando o tema que você está lidando na sua pós-graduação, os desafios e o que seria importante para você aprender para conseguir resolver o seu problema. Portanto, essas são as informações principais no seu resumo.

    Agradeço o seu contato e, por favor, não hesite em mandar quaisquer outras dúvidas. Espero que possamos nos encontrar em fevereiro.

    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete